sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TPM - Tensão pré menstrual !


"A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central. "

Esse assunto mexe com meus hormônios . Só de ouvir essa palavra eu já fico irritada e com vontade de chorar (ta bom , exagerei! kk) Mas é sério , meus hormônios nesse período ficam descontrolados , eu fico mais perigosa que todo o armamento da guerra fria , sou capaz de fuzilar uma pessoa só com o olhar , fico bipolar e choro por tudo , sem contar meu desejo louco e desenfreado por chocolates e o meu corpo inchado (ninguem merece né ?) Mas o meu controle tem que ser 10 vezes maior que de muitas garotas porque eu sou cristã , então tenho que controlar bastante as minhas emoções, então sigo algumas recomendações que tá logo embaixo e super recomendo (:

A TPM pode ser considerada uma doença , apesar dos sintomas não serem graves, e existem diversos fatores que ajudam a controlar esse disturbio hormonal (um cartão de crédito sem limite é um ótimo remédio! kk) . A alimentação é um fator importantíssimo para amenizar a TPM .

A TPM é classificada em 4 tipos , e pra cada um existe os alimentos bons e os ruins e também exercícios para ajudar a controlar !

TIPO A
Principais sintomas:
ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.
Alimentos que devem ser evitados: café, refrigerantes à base de cola, laticínios, chocolate e álcool.
Alimentos que podem ajudar: aqueles ricos em vitamina B6. O nutriente é relacionado à produção de serotonina, substância gerada por nosso corpo e responsável pela sensação de bem-estar. Pães à base de farinha integral são uma ótima fonte de vitamina B6.
Exercícios indicados: ioga e alongamento.
TIPO C
Principais sintomas: compulsão por açúcar, fadiga e dor de cabeça.
Alimentos que devem ser evitados: açúcar, chocolate, álcool e frutas muito doces.
Alimentos que podem ajudar: Para cortar aquela vontade louca de comer um docinho, opte por algum carboidrato complexo agregado a uma proteína, como uma fatia de pão integral com peito de peru.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.
TIPO D
Principais sintomas: depressão, confusão, insônia e perda de memória.
Alimentos que devem ser evitados: laticínios e álcool.
Alimentos que podem ajudar: Embora, em geral, a cafeína seja contra-indicada para quem sofre de TPM, ela pode ajudar a levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas, graças às suas propriedades psicoativas. Uma xícara de café dá uma boa reanimada, mas não vale ficar dependente desse recurso e tomar baldes de expresso ao longo do dia.
Exercícios indicados: atividades aeróbicas em grupo, como dança ou lutas marciais.
TIPO H
Principais sintomas: inchaço, ganho de peso e seios doloridos.
Alimentos que devem ser evitados: sal e laticínios.
Alimentos que podem ajudar: frutas com bastante água, como melancia, melão e tangerina. Tomar água-de-coco também é ótimo.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.

A TPM é também motivos de piadinhas entre os homens , e eu vou confessar que eu morro de rir . E recentemente a Havaianas fez uma propaganda super divertida

Se você também sofre de TPM , assim como eu , siga as dicas e se controle ! hihi *.*

3 comentários:

  1. Achei o blog lindo e com ótimas postagens. Estou seguindo vocês; podem dar uma passadinha no meu blog e seguir se gostarem do conteúdo? http://prefirorosachiclete.blogspot.com

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Gostei mto do seu blog, ja estou seguindo! Me segue tbm? www.meujeitoblog.blogspot.com
    Vlw!

    ResponderExcluir